1) Itamar – o irascível, está de volta 2) Dilma e Serra concordam em que a grande prostituta, a Petrobras, continue na vida…

Todo mundo elogiando o Itamar pela vitória em Minas. Ele é um chato de galochas. Nervosinho, arrogante, nacionalista primário, auto-piedade exacerbada. 

Foi uma façanha de FH, ministro da Fazenda, conseguir administrá-lo e convencê-lo a aceitar o Plano Real. A cada momento Itamar colocava objeções e tinha que ser tratado como um menino birrento. Já se esqueceram? Quando o competente Edmar Bacha foi chamado para ajudar em determinada questão comentou-se que não daria certo porque ele teria que despachar com o presidente: “Ele sabe tudo sobre o Real mas não entende nada de Itamar”
 
E tem mais: eu achei o fim do mundo o FH chegar na TV, em cadeia nacional, e dizer: “Parafraseando Milton Campos: O presidente Itamar Franco é austero como convém à República, e modesto como é do gosto dos mineiros”
 
Essa doeu!  Que sacrifício deve ter sido para FH usar a magnifica frase com respeito a um sujeito vaidosíssimo. Compará-lo com Milton Campos, que foi uma reserva moral de Minas Gerais! Quando ele começou o “parafraseando Milton Campos” eu nem acreditei, e esperei pela porrada. Fiquei olhando: FH respirou fundo e seguiu em frente. Valia qualquer sacrifício para se conseguir o Plano Real 

E o sujeito me fez passar o maior vexame, quando eu morava na Bélgica. Aceitou (convidou ?) aquela puta para ficar ao lado dele no camarote presidencial, no desfile das escolas de samba. A mulher sem calcinha e sendo fotografada por baixo. E o cara era presidente da República! E estava eufórico com a situação! Foi notícia no Le Soir, o único jornal belga, e  logo na primeira página, foto colorida grande, e uma tarja preta em cima da mulher. Não dava nem para sair na rua de tanta vergonha. E ainda foi dar uma cantada na menina levada – que recebeu o telefonema dele em viva voz, rodeada de jornalistas! Inacreditável.

  -.-.-.-.-.—–.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

O debate dos presidenciaveis sobre privatização entrou pelo campo do surrealismo.

Prezados Dilma e Serra : Parem de brigar, seus medíocres!! A Petrobras tem mais é que ser privatizada. E ficam os dois se acusando de quem é o criminoso que teria dito que promoveria esse “ato de traição “ao Brasil e aos pobres funcionários da empresa. Se a Dilma não fosse uma mentirosa, e se prometesse que privatizaria a Petrobras, eu votaria nela**. Sim, todo o seu calamitoso governo seria resgatado por essa única medida.

Privatizar a Petrobras e o Pré-sal também. Mas, nem sonhando. E temos o PSDB que também acredita na santidade desse monstro.  A Petrobrás é Nossa! Ao que parece ainda estamos no início da década de 50.  Essa empresa revelou-se de uma incompetência atroz, além de, supostamente, ser a maior fonte de roubalheiras em todo o país. Ela e o seu fundo de pensão, a famosíssima Petrus, (dizem),cuja presidência é o cargo mais disputado neste país, ao lado da Previ, do Banco do Brasil.  
 
Quando se decidiu sobre as concessões das áreas de risco, todos os melhores pedaços a serem explorados ficaram com a Petrobras. O que entrou em leilão foi o lixo, colocado de lado pelo monstro. Não sei se ainda se lembram que houve a hipótese de não haver interessados. E depois de levar séculos para descobrir o pré-sal, a  incompetência da Petrobras é tão grande que até agora ela não sabe o tamanho exato da área. Pelo que me consta, (não tenho certeza) continuamos importando gasolina, apesar de “sermos auto-suficientes”. Ao ser perguntada se o petróleo era nosso, a então ministra Zélia respondeu: ” Não. O petróleo é dos árabes e dos funcionários da Petrobras”.

Também me lembro que na descoberta do pré-sal, algumas dessas áreas, supostamente de menor valor, estavam nas mãos das concessionárias. Dilma, imediatamente em pronunciamento pela TV, com a costumeira e nojenta arrogância petista, disse que a situação havia mudado completamente, que era um marco na história do país, deixando claro que o governo não honraria a sua palavra.
 
Por último, não podemos esquecer que a PUBLICIDADE da Petrobras, e suas irmãs, é uma das maiores fontes de pressão do governo. Da mesma forma, mas com números menores, aparecem o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. E temos outras estatais. A Petrobrás é uma confusão tão grande, são tantos os interesses em jogo que não existe UM DIA, durante todo o ano, em que ela não seja notícia. Muitas vezes ela está em várias páginas do mesmo jornal, ao mesmo tempo. Ninguém se dá conta desse absurdo? Nem um dia sem ser notícia é normal? Já nos acostumamos. É claro que deveria ser privatizada. Se existem dúvidas quanto ao petróleo ser matéria estratégica (o que não acontece em países pacíficos) que se coloquem salvaguardas. Nada mais simples.  ( O problema americano é diferente. Os Estados Unidos são a polícia do mundo, fazem intervenções em todos os cantos do planeta, são detestados, e por isso possuem uma espécie de reserva, fruto unicamente dessa posição especialíssima. É coisa dos tempos da Guerra Fria. Sua máquina de guerra não poderia depender somente do petróleo de países distantes, muito perto da URSS)
 
É claro que a Petro seria vendida por metade do seu valor. Quanto a isso não tenhamos dúvidas. Seria mais um imenso roubo, mas assim mesmo, valeria a pena. Teríamos petróleo em nível que jamais os seus funcionários milionários e incompetentes , “os mandarins da república”, conseguiriam extrair. Acabariam as mutretas que, somadas, são muito vezes superiores ao roubo da venda. Acabariam os saques ao Tesouro e assim por diante. Seria um sucesso imediato, a curtissimo prazo.

E não se esqueçam dos impostos que o governo receberia da empresa privatizada. 

** brincadeirinha

16 outubro, 2010 às 14:35

Tags:

Categoria: Artigos

Comentários (2)

 

  1. Luziene Lage Magalhães disse:

    Claudio,

    Não poderia imaginar que estava sentada ao lado de tão grande jornalista. Deveríamos ter tirado uma foto para guardar em nossas recordações.

    Abraço,

    Luziene

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *