Os jogadores norte-coreanos vão tentar fugir durante a Copa?

É muito dificil. Na Coreia do Norte o regime pune a família do desertor. Por isso existe um sentimento de ambiguidade dos sul-coreanos com relação ao fugitivo que deixa a família para trás. Barra pesada. A Bolsa de Apostas de Londres deve estar aceitando palpites sobre a hipótese da fuga, e pagando uma fortuna. E por falar nisso, a Seleção Brasileira é a favorita ao título, pagando 5 por 1.

Na Copa de 1966 ( onde os norte-coreanos jogaram bem) correu a notícia de que o time havia sido preso na chegada em Pyongyang. Eles teriam sido acusados de ficarem bêbados, e de farrear com mulheres após a vitória de 1×0 contra a Itália. No filme realizado em 2002 por uma TV inglêsa, ” O Jogo de Suas Vidas”- que já foi exibido na televisão brasileira- o fato é mencionado, mas de maneira inconclusiva. No entanto, o sobrevivente de um gulag, Kang Chol-hwan, que foi aprisionado em 1977, quando tinha 9 anos de idade, conta que viu um desses jogadores, Park Seung-jin, e que ele ainda estava na prisão quando Kang foi libertado dez anos depois, em 1987.   

Matéria de Jamil Chade publicada no Estadão em 2 de junho de 2010:

“Durante as duas semanas que passaram nos alpes europeus durante o período de preparação para a Copa, os jogadores da Coreia do Norte foram alertados de que não teriam nenhuma chance de serem recebidos como refugiados políticos pelos governos da Áustria ou da Suíça, se optassem por escapar da concentração.
O governo norte-coreano os informou de que fechou um acordo para que asilos políticos não fossem oferecidos aos jogadores que tentassem fugir. A assessoria de imprensa do governo suíço se recusou a fazer comentários sobre a informação, mas não a desmentiu.
A escolha dos Alpes como local de treinamento foi feita para garantir que os jogadores se habituassem com a altitude sul-africana, mas o local também era o ideal para evitar fugas.” / J.C.



2 junho, 2010 às 01:03

Tags:

Categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *