Quem quiser ser Ministro da Defesa levante a mão

MontagemPopye

Agora já se sabe: o melhor cargo da República, depois de Presidente, é o de Ministro da Defesa. Saiu publicado, no Diário Oficial da União, que o Brasil vai pagar 19 bilhões de reais por quatro submarinos franceses, e mais um casco que – daqui a 2O anos – viria a receber um reator nuclear desenvolvido pelo nosso país.  Diga-me, leitor, se você, ao invés de uma bicicleta,  fosse comprar um submarino, escolheria um francês, ou um alemão ? Ficaria indeciso ? Bom, e sabendo que o alemão custa  menos da metade do preço do  francês, e  atende igualmente às suas necessidades?  E, lembre-se, nós já nos cansamos de ler e ouvir, e já vimos muitos filmes sobre os estragos que os famosos U-boats fizeram nas duas grandes guerras. O mundo imaginava que os submarinos  fossem dar a vitória para a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Quando se pensa em submarinos traiçoeiros, perversos, vamos logo para a tradição  alemã. Você, alguma vez na vida, já ouviu falar alguma coisa a respeito de submarino FRANCÊS ? Algum filme, alguma história? Nada ? Nem eu. Para falar a verdade, fiquei até surpreso, nunca pensei que a douce France fabricasse submarinos. Acho que eles devem ter nomes assim “La vie en rose”, ” Non, Je ne regrette Rien”, “La Bohême”, e devem ser pink. Fiquei admirado quando soube que esses subs, que vão ser enfiados goela abaixo da nossa marinha, são da classe Skorpène, ou Escorpião.

Pois é, estavam decidindo que submarinos a Marinha brasileira deve comprar, e o escolhido foi o submarino francês, embora custe mais do dobro do preço do alemão. Que estranho. Por que será ? Que mistério! E ainda acontece o seguinte. É um pacote , que inclui obras a serem realizadas no Brasil: um estaleiro e uma base naval. E a França exige que a notória construtora Norberto Odebrecht seja a responsável por essas obras. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi consultado sobre a exigência francesa e respondeu que não tem nada a ver com isso, foi um acordo entre a notória Odebrecht e o governo francês e, estamos conversados. A notória empresa  foi consultada pelo jornal O Globo, e não quis falar sobre o assunto. Por que será ?

E o Brasil já vinha produzindo submarinos em parceria com a empresa alemã HDW. O primeiro deles foi feito na Alemanha. Outros quatro, no Brasil. Em proposta, apresentada em 2007, os alemães propuseram fabricar mais cinco submarinos no Brasil, além de modernizar os cinco já existentes, sem necessidade de se construir um novo estaleiro. Uma carta de 25 páginas enviada pela HDW à Marinha, em 2008, detalhava a transferência de tecnologia para o Brasil. Tudo melhor do que a proposta francesa.

E as notícias são conflitantes. Foram publicadas declarações de apoio à decisão do ministro , mas também críticas vindas justamente  daqueles que  vão operar os submarinos.  Em seu Boletim de Ordens e Serviços número 806 , de dezembro de 2006, o ex- Comandante, almirante Roberto de Guimarães Carvalho,  declarou que a Marinha estava satisfeita com o desempenho dos atuais submarinos alemães,  e “com as indiscutíveis vantagens decorrentes da manutenção de uma linha logística já existente, tanto na parte relativa ao material ( construção e manutenção), como na concernente à formação do nosso pessoal” e , o mais significativo:   ” A escolha de um OUTRO SUBMARINO, além da drástica  alteração na linha logística, faria com que a nossa Força de Submarinos passasse a conviver e operar com dois tipos diferentes de meios, experiência pela qual ela já passou, e que não foi boa”.

Seria bom ouvir por quê razão esses submarinos estão sendo comprados. Muito mais caros, sem dúvida inferiores aos alemães (no que o francês pode ser superior ao alemão além dos vinhos, baguete e queijo?),  e a nossa Marinha está dividida.  E o primeiro submarino francês só será entregue sete anos depois do contrato assinado. Sete anos ?  Já no outro mandato do Lula, que começa em 2014.  Puxa, é um mistério…

Parece que a compra tem que ser aprovada pela Comissão de Defesa da Câmara, que deseja ouvir as explicações do ministro Jobim para tanto disparate. Só que ministro não quer ir. O deputado Júlio Delgado disse que Jobim estaria tratando de evitar essas explicações. Os assessores do ministro disseram que ele não tem tempo! Está com a agenda cheia. Sem tempo para ir AO CONGRESSO é demais. Por onde será que ele anda ? Comprando aquecedores para nossas bases militares na Amazônia ? E ainda existe um detalhe horroroso: nem o próprio governo da França, e nenhum país da Organização do Tratado do Atlântico Norte  (OTAN), utiliza esse submarino. O que?  NEM A FRANÇA?  E estamos comprando esse mico?

E, eu ia me esquecendo de dizer: os patriotas que estão fazendo essa tram…,  essa compra, querem efetivá-la quando o presidente Sarkozy vier para o Sete de Setembro. É quase certo que o motivo alegado vai ser de fundo político, isto é, vão se refugiar na política externa brasileira. Qual a diferença que vemos entre a Alemanha e a França para justificar esses bilhões a mais ? Se fosse alguma coisa com a companheira China ainda assim seria absurdo. Se estivessemos comprando do Egito, para paparicar os árabes, também seria criminoso.

Eles nos tratam exatamente  da maneira que somos:  completamente incapazes de uma reação. Por isso os escândalos um atrás do outro, as vergonhas no Senado, uma enxurrada de falcatruas.  Certa vez, em Portugal, um chofer de taxi me disse ao me identificar como brasileiro:  ( ler com sotaque de portuga )  “E como é que vai a roubalheira por lá ? ”  Não reagimos, vivemos de piadas, ficamos nas conversinhas,  nas risadinhas de escárnio, uma impotência completa e total. ELES sabem que nós sabemos mas isso não tem nenhuma importância.  Melhor : “Há coisas que sabemos que sabemos, também se sabe que existem coisas desconhecidas de que sabemos, quer dizer que sabemos que existem algumas coisas que não sabemos. Mas também existem coisas, desconhecidas que não conhecemos- aquelas que não sabemos que não sabemos”. Essas frases foram de outro ministro da Defesa, lá dos irmãos do Norte. Deve ter algum valor literário.  Aqui só ouvimos palavrões.
Enfim, vai dar tudo certo para os patriotas. Feliz Sete de Setembro.

O-Skorpène_avariado
SubmarinoAlemao1
2_skorpenes
__Submarino_U-209PN
O-Skorpène
Skorpne-Preto-e-branco

17 agosto, 2009 às 11:25

Tags:

Categoria: Artigos

Comentários (1)

 

  1. Ricardo disse:

    Olá
    Realmente, estranho tudo que a França faz é duvidoso e caro, acho que é afinidade politica.
    Só uma dúvida, e os submarinos nacionais? Além da maquete nuclear, que fim levara o tikuna?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *