Os talebans e a FOX não gostam de Obama

Charge_28_10_01

Eu saio e volto das férias, e Obambi ainda não sabe se envia mais tropas para o Afeganistão. A  dificuldade em decidir está prejudicando a sua imagem, agora já bem distante do tremendo energético da campanha presidencial.  Ele está morrendo de medo de cumprir o prometido. E se mais soldados não resolverem nada e o número de mortes americanas aumentar?  Para mascarar seu carater fracote, resolveu atacar o governo anterior: Está culpando Bush por haver deixado um abacaxi para ser descascado. O que ele esperava encontrar ? Uma Bélgica, com seu probleminha entre valões e flamengos? Depois de expulsar os talebans em três semanas, Bush conseguiu uma constituição, um congresso,  e eleições em um dos países mais complicados do mundo, complicado há séculos, mesmo quando não existiam terroristas. Isso não é pouco, é muitíssimo! Ah, mas o presidente Karzai é corrupto. E daí ? Seria uma surpresa se não fosse. Obambi que aprenda a lidar com presidentes corruptos, que são quase a totalidade pelo mundo afora. O que ele precisa resolver é o seguinte: não manda as tropas porque existe um presidente que não presta , ou uma coisa não tem nada a ver com a outra ? Os militares precisam de uma resposta. O general McChrystal disse que com mais 40 mil homens ele pode vencer, e que sem eles é a derrota. Enquanto escrevo, vejo que morreram mais oito soldados – fora de ação de combate – o que pode significar que o general não consegue se defender. O posicionamento tático-estratégico dos exércitos que lá estão depende dessa decisão que está sendo procrastinada desde agosto!  Não estou afirmando que os militares são infaliveis em sua previsões. Clemenceau disse : “A guerra é um assunto sério demais para ser deixado nas mãos dos generais”. Ele sabia do que estava falando, já que assistiu aos desmoralizantes erros militares franceses ( e também alemães) na Primeira Guerra Mundial.

Obambi só tem uma escolha. Ou  envia mais soldados, acreditando nos seus comandantes, e deixando de lado o fator Clemenceau, ou retira todas as tropas. Sua demora em decidir está colocando em risco a vida dos americanos. No entanto ele pode, como eu disse em meu ultimo artigo, ficar de fora, bombardeando os núcleos terroristas detectados por satélites, aviões não tripulados, aviões tripulados, comandos, e inteligência, embora isso tenha um preço: as baixas civís vão crescer de maneira exponencial. De qualquer forma, nada se consegue sem coragem moral.

Um assustado presidente está se deparando com o problema de quem enfrenta uma guerrilha: a desmoralizacao militar e política. “Uma guerra convencional diz respeito a controle de território; uma guerrilha diz respeito à segurança da população. A equação básica da guerrilha é tão simples quanto dificil de ser executada: o exército da guerrilha vence enquanto for capaz de não perder; o exército convencional está destinado a perder a menos que vença decisivamente”  H. Kissinger

O tempo passa, o atentado às torres vai ficando mais distante, e se torna mais dificil para as mães americanas aceitarem a morte dos seus filhos nas duas guerras. É natural que deixem de fazer a ligação entre Afeganistão – Iraque e a seguranca interna dos Estados Unidos. Afinal, já se passaram oito anos e não aconteceu nenhum outro atentado.  Por outro lado, a guerrilha prossegue no Afeganistão, já que está ligada à segurança da população, e “o exército convencional está destinado a perder a menos que vença decisivamente” Uma das causas de esse objetivo nao ser alcançado é a imensa restrição aos danos colaterais que é imposta às forças armadas americanas. Nessa guerra não se pode matar velhos, mulheres e crianças. Resta saber se a CNN vai continuar mostrando – feito nos tempos de Bush – as bonecas no meio das casas destruidas. Ao que parece, um exército com altos objetivos morais não pode se dar ao luxo de responder ao fogo do oponente que usa escudos humanos.

Os afegãos nao gostam dos talebans, mas tambem não gostam dos americanos . Odeiam qualquer estrangeiro que esteja lutando dentro de suas terras. Foi assim com os russos e com os terroristas de outros países que a Al Qaeda recrutou. Acontece que em seu primitivismo nao acreditam que os americanos estejam de passagem, não entendem a motivação americana, nao aceitam que possam estar sendo ajudados. As diversas etnias só conseguiram um mínimo de união durante a luta contra os russos, e depois contra os talebans. Quando esses últimos pareciam derrotados voltaram os velhos ódios. Para simplificar: No Afeganistão todo mundo odeia todo mundo, ninguém é confiável, e todos andam armados.

Outro assunto: No dia 23 de outubro, última sexta-feira, Obama sofreu o maior revés de todo o seu governo. Levou um tapa na cara justamente das emissoras de televisão que o adoram. Acontece que sendo um totalitário por formação -vide reverendo Jeremiah Wright, seu mentor por vinte anos – e sentindo-se seguro por ser o favorito da imprensa, ele  decidiu que a FOX NEWS estaria de fora de todas as suas entrevistas e nas dos seus auxiliares. Um fato inédito nos Estados Unidos. Não se conformou com a emissora mostrando a corrupção na ACORN e o curriculum  dos seus assessores, alguns completamente comprometidos com o socialismo. Tudo documentado. O fato mais recente ocorreu com Anita Dunn, Chefe de Comunicações da Casa Branca. Um vídeo mostrado na Fox na última segunda-feira, dia 19 de outubro, exibia um discurso de Anita onde ela elogiava a madre Thereza e…o presidente Mao! Isso mesmo, o homem que matou 30 milhões de pessoas.

A justificativa de Obama para o boicote é esfarrapada. Ele diz que a Fox é  porta-voz dos Republicanos, o que é hilário, já que todas as outras TVs são visivelmente a favor do partido Democrata, e nem tentam esconder o fato. Também levantou a questão de que a emissora não se dedica às notícias, mas sim a ataca-lo e à sua equipe. Basta ligar a televisão para ver que é mentira.  Sem noticiário não há sobrevivência. Em suma, foi simplesmente intolerância, arrogância, má fé de Obama, além de uma enorme falta de experiência. A sua ridícula guerra de menino birrento e paparicado chegou a tal ponto que não poderia passar impune entre os comediantes. A melhor piada foi de Jay Leno : “O presidente Obama  finalmente decidiu enviar mais 40 mil homens para ajudar na luta contra…. a FOX”!  (escrito perdeu a graça).

Analistas da emissora disseram que em virtude de a decisão ter sido do próprio presidente a Fox corria perigo de se desestruturar. Mas o que aconteceu é que a audiência começou a crescer dia após dia, e  passou a ser muito maior do que a de todas as outras concorrentes.Pois bem, nessa sexta-feira,  o Diretor do Departamento do Tesouro convocou todas as televisões para uma entrevista e, como de praxe, deixou a Fox de lado. Então, aconteceu algo sensacional. As emissoras mandaram dizer que não iriam, a menos que a Fox também fosse convidada!  Mas que cacetada! Que desmoralização para a Casa Branca! E agora ?  Vamos ver o que acontece nos próximos dias.

Muito estranha a posição da imprensa brasileira, não malhando Lula e Fidel no caso de Yoani Sánchez, a blogueira cubana que não pode vir ao Brasil para o lançamento do seu livro. Nenhuma palavra contra o nosso governo. Mas que descaramento! O pessoal do Instituto Millenium, que fez um enorme trabalho para que ela viesse, pode ter certeza de que a culpa é da dupla do Itamaraty, Amorim e Samuca, que não deu o “de acordo”. (Podem ter dado da boca para  fora, mas disseram a Lula que ela nao  deveria vir). Na atual conjuntura um pedido de Lula para Fidel é quase uma ordem. Ele deve muito ao nosso genial presidente para ter coragem de negar. O Senado não se pronunciou oficialmente, mas vários senadores se manifestaram a favor da vinda.  O lançamento do livro, “De Cuba, com carinho”, será no dia 29, no Auditório do jornal O GLOBO, às 19 horas. * ( modifiquei ligeiramente esse parágrafo quando descobri que a informação que eu tinha sobre uma posição oficial do Senado não era correta)

Charge_28_10_02

26 outubro, 2009 às 10:22

Tags:

Categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *