Fernando Henrique não vai ser chamado pela Justiça a se explicar ?
-.-.-.-.-.-.-.-.-.—.-.-.-.
Fernando Henrique não vai ser imediatamente processado por crime de responsabilidade, omissão, e sei lá quantas coisas mais ? Parece que não corre o menor risco de ser chamado a prestar contas, nem que seja em nosso imaginário ? Como é possível ele CONFESSAR que em 1996, na qualidade de presidente da república, ficou sabendo da roubalheira na Petrobrás; que era um “escândalo”; “que pensou em intervir na estatal”, mas resolveu “não fazê-lo”? Deixou o roubo rolar, e não vai ser processado? Embora sendo réu confesso, isto é, não existe necessidade de provas, ainda temos o episódio do jornalista Paulo Francis denunciando a roubalheira. Neste caso, sua situação ainda consegue ficar pior.
Para entender o que se passou é necessário resumir o caso Paulo Francis: No programa Mannhattan Connection, Francis disse que todos os diretores da Petrobrás roubavam. Joel Rennó, na época o presidente da Petro, processou o jornalista em 100 milhões de dólares. O ação judicial deveria vir dos ofendidos, pessoas físicas, dinheiro deles, mas Rennó, é claro, usou o nosso dinheiro, foi uma ação DA Petrobras. Paulo Francis foi ficando desesperado. Pediu ao Serra, que era ministro da Saúde, para que conversasse com FH. O objetivo era que este ligasse para Rennó mandando suspender o processo. Acontece que FH deixou correr solto. Paulo Francis, foi num crescendo de tensão ,sofreu um enfarto e morreu. Talvez pudesse ter sido salvo se não fosse o erro médico diagnosticando bursite. Era , de longe, o jornalista mais importante do Brasil. Existem muitos vídeos a esse respeito. Escolhi um que tem um titulo petista, mas acho que pode ser o melhor deles: “FHC Paulo Francis Denuncia “Corrupção Esquema da Petrobras Era Processado…” (tirem as aspas)
Dá vontade de vomitar quando aparece FH se explicando. É uma cena perfeita: alguém atrás da câmera pergunta qual foi a reação de Rennó, a respeito do seu pedido para que suspendesse o processo. FH responde: “Acho que ele não retirou a ação, NÃO SEI”. Temos um momento de silêncio, muitos segundos, com a câmera focalizada na figura que vai ficando cada vez mais dramática e patética. Por fim, com todos nós hipnotizados esperando o que vai acontecer, e o diretor insistindo em não encerrar a entrevista, ele abre a boca e pergunta hesitante, medroso:” Ele retirou a ação” ?” Não há resposta e o vídeo encerra de maneira sensacional a participação da única pessoa no Brasil que não sabe que Rennó continuou com o processo!!! Mas que pusilânime, que mentiroso, e sobretudo, um homem que com toda a certeza achou bom ver Paulo Francis estrebuchando, já que este criticava seu governo. Comportou-se como um vingativo vereador de uma cidadezinha, jamais como presidente da república. E é este o cara que pede “grandeza” à Dilma. Vale a pena assistir ao video, principalmente os minutos a partir de 4:51 com a participação do Serra e logo após FH.
Os militares e nossos articulistas.
Até pouco tempo parecia proibido falar nos militares. Nem para dizer que estavam “bonzinhos”, “se comportando direitinho”. Eles haviam sumido da vida republicana. Nossos articulistas, com destaque para Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino, sempre foram ferozes em condenar os que dizem que para evitar uma nova Venezuela o PT deveria ser posto para fora de qualquer maneira, se necessário com a intervenção das Forças Armadas. Repito (pela décima vez) que Reinaldo teve a audác…ia da ignorância de chamar de “canalhas” os que nas passeatas pediram a intervenção. Precisava, sem a menor dúvida, levar “um bom e cantante bofetão”. Bem, de uma hora para a outra, Rodrigo Constantino, analisa um importantíssimo pronunciamento do comandante do Exército que, nada mais, nada menos, deixa claro a possibilidade de intervenção das Forças Armadas no processo político brasileiro. Disse o comandante que se a atual crise virar uma “crise social”, poderia “afetar a estabilidade do país, O QUE diria respeito às Forças Armadas” (comentei o discurso aqui, neste espaço, em 14/10)
E o Rodrigo Constantino ? Primeiro, usando um passaporte, disse ser um legalista (o que já nos dá náuseas pelo medo que sente de parecer um “golpista”) para em seguida afirmar que de qualquer forma “é bom saber que as Forças Armadas estão atentas” (ou qualquer coisa semelhante). Como é que é ????? “Estão atentas”? Quer dizer: dá um pontapé em tudo que disse todos estes anos, e afinal aceita a intervenção. Não pode haver nenhuma outra interpretação. Deveria se explicar, dizer o que aconteceu na sua moringa, mas de jeito nenhum. Trata seus leitores como uns retardados. Trago o assunto porque acho que os articulistas – que são os formadores de opinião por excelência – contribuem para a inércia da população. É um efeito cascata que chega até aos que não leem os jornais. Um desastre.
“
USP envia peo correio pílula contra câncer”
Podemos entender um pouquinho melhor a nossa situação de desamparo, de desmoralização crescente pela incapacidade de reagir, quando examinamos detalhes em nossa formação. Um pequeno exemplo, que parece não ter nada a ver, mas está no quadro, é quando a nossa elite, os mais escolarizados, acreditam que as universidades brasileiras têm condições de descobrir alguma coisa contra o câncer. Tamanha ignorância, desinformação tão absurda, faz parte do nosso mundo, faz parte do nosso dia a dia, e não ajuda nada.
Islândia e a Finlândia (melhor qualidade de vida do mundo) não devem gastar um único dólar na pesquisa da cura do câncer, mas destinam milhões para a construção de excelentes hospitais para o tratamento da doença. Os Estados Unidos, Suiça, e alguns poucos outros, é que estão há décadas no negócio da descoberta, gastando BILHÕES. Nós não conseguimos nem dar conta da dengue, mas vamos atrás do pau roxo e outras porcarias, desperdiçando um dinheiro QUE NÃO TEMOS. Podem saber que, para variar, tem corrupção nessa história da USP.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-..-
Está faltando Matemática no mundo. Sobram Ciências Sociais. Por causa disso a esquerda deita e rola. VC consegue conversar com um engenheiro sobre a bomba atômica em Hiroshima, o que é impossível tratando-se de um sociólogo. Embora os dois tenham sido educados considerando a bomba um crime, O MAIOR CRIME, o engenheiro consegue ouvir e, ao final, até aceitar que foi necessária. O sociólogo se contorce todo, acha que está em frente de um retardado (opa!, palavra proibida!) e na primeira oportunidade diz até logo e sai correndo disparado. Mais tarde vai contar a extraordinaria experiência aos amigos: “Pensei que essa espécie estivesse extinta!” “Não ! Jura que é verdade ?” Ele tentou mesmo te convencer ?”
-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.—.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.–.-.-.-.-.-.—.