Os jogadores norte-coreanos vão tentar fugir durante a Copa?
É muito dificil. Na Coreia do Norte o regime pune a família do desertor. Por isso existe um sentimento de ambiguidade dos sul-coreanos com relação ao fugitivo que deixa a família para trás. Barra pesada. A Bolsa de Apostas de Londres deve estar aceitando palpites sobre a hipótese da fuga, e pagando uma fortuna. E por falar nisso, a Seleção Brasileira é a favorita ao título, pagando 5 por 1.
Na Copa de 1966 ( onde os norte-coreanos jogaram bem) correu a notícia de que o time havia sido preso na chegada em Pyongyang. Eles teriam sido acusados de ficarem bêbados, e de farrear com mulheres após a vitória de 1×0 contra a Itália. No filme realizado em 2002 por uma TV inglêsa, ” O Jogo de Suas Vidas”- que já foi exibido na televisão brasileira- o fato é mencionado, mas de maneira inconclusiva. No entanto, o sobrevivente de um gulag, Kang Chol-hwan, que foi aprisionado em 1977, quando tinha 9 anos de idade, conta que viu um desses jogadores, Park Seung-jin, e que ele ainda estava na prisão quando Kang foi libertado dez anos depois, em 1987.
Matéria de Jamil Chade publicada no Estadão em 2 de junho de 2010:
O governo norte-coreano os informou de que fechou um acordo para que asilos políticos não fossem oferecidos aos jogadores que tentassem fugir. A assessoria de imprensa do governo suíço se recusou a fazer comentários sobre a informação, mas não a desmentiu.
A escolha dos Alpes como local de treinamento foi feita para garantir que os jogadores se habituassem com a altitude sul-africana, mas o local também era o ideal para evitar fugas.” / J.C.