Fugir : o ato falho de Zé Dirceu; Marcos Valério sabe o que faz

 

O advogado de Marcos Valério está dizendo que seu cliente NÃO acusou Lula de saber de tudo a respeito do Mensalão e nem de ter sido o chefe da roubalheira. Trata-se de um jogo onde Marcos Valério fêz o primeiro movimento. Sentindo-se abandonado pelo PT, ele percebeu que precisava mostrar que está vivo. Fingindo imaturidade, desespero, ameaçou trazer toda a verdade para os jornais. Para começar contou uma novidade (novidade apenas para os ingênuos), dizendo que o valor pago aos congressistas é muitíssimo maior do que o divulgado. O objetivo é fazer com que os antigos aliados venham em seu socorro, com pressões políticas, suborno em cima dos juízes e outros saudáveis recursos.  No movimento seguinte desmentiu o que andou espalhando cuidadosamente. Agora fica na espera de algum recado vindo do PT.

Marcos Valério sabe que precisa ser cauteloso com relação a Lula. Vingança é bobagem, coisa de amador, não vale a pena. Ameaçou, mas tem consciência que não deve partir para cima do sujeito mais poderoso do país. O que fêz  talvez seja suficiente para não ser deixado à própria sorte. A solução para seu problema começa com o entendimento sobre o que vão lhe dar para que fique de bico fechado. Lula é quem vai decidir, levando em conta a munição de que o chantagista dispõe. Ele pode dizer para que este fique mais calmo, mais paciente, que não vai abandoná-lo, ou então que vá em frente, bote a boca no trombone, que ele, Lula, pouco se importa, sua popularidade está acima dessas bobagens. E tem razão. Sem dúvida vai usar o conselho: ” O bom cabrito não berra”. Embora Marcos Valério seja riquíssimo essa gente sempre quer mais, tem a boca enorme, e para isso existe a clássica alternativa mafiosa: ” você fica preso sem dedar ninguém e nós cuidamos de sua família”. Bem, em nossa terra o mais provavel é que a promessa seja: “Fique quieto, fique frio, que estamos atentos ao seu caso. Para começar vamos arrumar um jeito de você não ver o sol nascer quadrado,  mas se isso acontecer vamos comprar o sujeito que manda na prisão para que você possa ter boa vida lá dentro, e depois, logo que vier a calmaria,  vamos atrás dos juízes e dos promotores para você ser solto rapidinho por bom comportamento, ou outra coisa qualquer Logo você estará fora.” Resta saber se Marcos Valério aceita, se ele acredita na promessa, e, outra vez, se tem munição para mais um escândalo.

Arrumar briga com Lula, repito,  não é bom, mas Marcos Valério fez a coisa certa: Lembrou ao PT que não se conforma em ser boi de piranha. Quer ser colocado no mesmo nivel dos políticos: Zé Dirceu, Delúbio, Zé Genoino. É dificil, provavelmente não vai acontecer, mas mesmo assim ele entrou na lista de preocupações do ex-presidente. É claro que só “acusou Lula” depois de haver tentado conversar com o PT, sem obter nada satisfatório. Não lhe deram a devida atenção e ele partiu para a chantagem.

Achei interessante a frase da Dora Kramer a propósito das condenações no Supremo : “Talvez o erro crasso do PT tenha sido acreditar que o Brasil era pior do que de fato é.”   No primeiro momento tive a tendência de concordar com ela, mas depois coloquei os pés no chão: foi um acidente de percurso. Quando se constata que, da mesma forma que todos os que estão no poder, os juízes podem ser comprados, e os jornais estão cheios de exemplos, deixa-se de lado o quadro da Dora ” O Brasil é melhor do que eles pensavam” e parte-se para : ” Houve incompetência, houve preguiça, houve desinformação, ou alguma coisa muito séria falhou na engrenagem de subornos.” O culpado pelas condenações é o chefe, o centralizador, o homem que sabe de tudo, Lula.  Não deu as ordens corretas no momento adequado. Mas, o julgamento ainda não acabou, é bom prestar atenção nesse fato. Talvez tudo o que vimos até agora seja uma cortina de fumaça para absolver os grandes culpados, entre eles o rei da cocada preta,  Zé Dirceu. Se a turma da pesada for absolvida, NOSSA vai ser o maior… não vai acontecer nada. O que vocês esperavam que eu fosse dizer ? Que o povo iria partir para a derrubada da Bastilha ?

 

Tenho a impressão de que a manchete “ Zé Dirceu disse que não vai fugir” é mentirosa. Lendo a entrevista vemos que não foi bem assim. No processo de indução, depois de várias tentativas, o reporter extraiu a frase, mas a manchete ignora o contexto. Se verdadeira, teria sido um clássico “ato falho”. Será que os nossos articulistas não perceberam a importância dessa declaração ?  Por outro lado, não tenho dúvida de que ele afirmou:  “O PT tem defeitos. Mas se tem algo que não conhecemos no PT é a palavra covardia. A chance de eu fugir do Brasil é nenhuma. Zero.”  Essa dos petistas não serem covardes talvez possa ser dito com relação aos que foram guerrilheiros.  No golpe de 64, os quadros da POLOP, (Política Operária) em Brasília, que eram os mais radicais, gente igual aos petistas, foram os primeiros a fugir em desabalada carreira. Uma vergonha inesquecível. E eram justamente os que ofendiam os outros grupos de esquerda, ditando regras a respeito de lutar, nunca se render, e outras bobagens. Imaginem agora se essa canalha petista formada após a derrota da guerrilha, gente que nunca viu uma arma, gente que tirou toda a esperança do povo brasileiro ao partir para os roubos mais descarados que se tem notícia na história da república, der de cara com os tanques novamente nas ruas. Em poucas horas estarão na Venezuela, Argentina, Bolívia, e outros países de bandidos. Mesmo os ex-guerrilheiros. Coragem tem tudo a ver com o que se tem a perder. Na juventude ela é imensa porque as pessoas ainda não construiram suas vidas. Agora, com filhos, netos, e entupidos de dinheiro, aqui e no exterior, o melhor mesmo é cair fora  e aproveitar vinho, mulheres e música.

Com relação aos tanques “novamente nas ruas”, esqueçam. É mais facil eu me transformar num ardente petista do que os militares tirarem os ferros-velhos dos quartéis.

 

18 setembro, 2012 às 02:11

Tags:

Categoria: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *